top of page
Buscar
  • Equipe Odonty

O dentinho de leite não caiu. E agora?



Olá, tudo bem?


Uma das maiores dúvidas e preocupações dos pais é quando os dentes de leite dos filhos não caem. Recebemos mensagens sugerindo esse tema!


Bem, as crianças começam a trocar os dentes por volta dos 06 anos (às vezes um pouco antes, principalmente nas meninas) finalizando por volta dos 12 a dentição permanente completa (faltando apenas os sisos).


Mas é claro que isso muitas vezes tem variações e que podem estar dentro da normalidade do seu filho.


Por isso é importante leva-lo sempre ao Dentista para poder avaliar como está evoluindo a troca dos dentinhos da criança.



Muitas vezes, o problema é a demora na queda do dentinho "de leite" (o que chamamos de retenção prolongada), principalmente quando o permanente já está nascendo.


Nesses casos, o dentista deve avaliar a necessidade de extrair o dente de leite, para não prejudicar os permanentes, principalmente na questão do espaço e alinhamento destes na arcada dentária (que levaria à necessidade de correções ortodônticas posteriores).


Um dos fatores que pode ser um agravante na retenção prolongada dos dentes de leite é a pouca mastigação.


Percebemos, hoje em dia, que muitas crianças acabam não mordendo frutas e milhos, por exemplo, preferindo alimentos mais moles ou até mesmo muito partidos.


É importante que os pais incentivem às crianças a mastigar os alimentos, principalmente os sólidos.


Lembre-se : a boca precisa da mastigação para desenvolver bem os dentes permanentes e ossos da face.


Em caso do dente não cair, leve seu filho ao Dentista para que ele possa avaliar e orientar da melhor forma possível, realizando o tratamento que for necessário!



Dúvidas? Manda pra gente!


Até a próxima!


Dra. Angela Accetta Latempa

Dr. Antonio Marcelo Accetta Latempa


Insta: @odontykids

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page