Buscar
  • Equipe Odonty

#10 Cuidados para quem usa aparelho fixo

Olá, tudo bem?


Mesmo com o avanço dos Alinhadores Invisíveis, o tradicional aparelho ortodôntico fixo - metálico ou estético - possui uma ótima relação custo/benefício, ainda sendo um aparelho bastante utilizado pelos pacientes que desejam deixar o sorriso alinhado!

Além de seu desempenho e eficiência, este tipo de aparelho possibilita uma variada combinação de cores dos elásticos, o que faz a cabeça de crianças e adolescentes!





Pensando em te ajudar, separamos aqui #10 cuidados com os aparelhos fixos que sempre recomendamos aos nossos pacientes na Odonty:



1- Escove os dentes após as refeições e utilize o fio dental com do “passa fio”.


2- Leve sempre a escova e pasta para as consultas ortodônticas e escove os dentes ao retirar o arco, quando o ortodontista pedir.


3- Não utilize palitos. Eles podem danificar o aparelho.


4- A partir do momento que se coloca aparelho fixo, o paciente deve evitar utilizar os dentes anteriores (da frente) para cortar os alimentos (maça, cenoura, churrasco, sanduíches, etc.).


5- Evite alimentos que tenham muita fibra (abacaxi, manga, cana-de-açúcar, etc.). Pode-se fazer sucos com eles.


6- Evite alimentos pegajosos (chiclete, bala de goma, caramelo, torrone, etc.), ou duros (pé-de-moleque, rapadura, amendoim, castanhas, nozes, côco, pistache, etc.).


7- É normal o paciente sentir um desconforto ou dor nos três primeiros dias após as ativações. Se o paciente não conseguir mastigar o alimento, tome liquido nestes casos e avise o ortodontista do ocorrido. O nível de sensibilidade à dor varia a cada paciente.


8- Em caso de quebra do aparelho, telefone imediatamente para o ortodontista.


9- Não é normal o aparelho machucar a boca. Em casos assim, telefone imediatamente para o seu ortodontista. Não remova o aparelho por conta própria. (Solicite ao ortodontista cera para evitar que o aparelho fixo machuque os lábios e as bochechas).


10- A frequência no uso do aparelho e as datas marcadas para o ajuste são importantes para determinar o tempo de tratamento.


Gostou?!

Com essas recomendações e cuidados a ficou muito mais fácil fazer o seu tratamento ortodôntico com os tradicionais aparelhos fixos, metálicos ou estéticos!


E caso você ou seu filho (a) precise usar aparelho, será um prazer cuidar do seu sorriso!! Estamos às ordens!!


Para agendar a sua consulta de avaliação:

Tel.: (21) 3701-1706 ou pelo whatsapp da clínica (21) 98722-1005


Até a próxima!

Dra. Angela Accetta Latempa

Dr. Antonio Marcelo Accetta Latempa

www.odonty.com

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo